Instituto Pensar - Entre médico e deputado, Centrão se divide para escolher substituto de Pazuello

Entre médico e deputado, Centrão se divide para escolher substituto de Pazuello

por: Igor Tarcízio


Fachada do Ministério da Saúde (Imagem: Rafaela Felicciano/Metrópoles)

A percepção de que o general Eduardo Pazuello tem que deixar o Ministério da Saúde é quase unanimidade no Congresso Nacional. No entanto, ainda não há consenso sobre um nome ideal de substituto. De acordo com o Congresso em Foco, um integrante influente do Progressistas afirmou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do partido, senador Ciro Nogueira, tentam fazer com que o substituto seja o deputado Luiz Antonio Teixeira Júnior (PP-RJ), conhecido como Doutor Luizinho.

Apesar de Luizinho ser o nome preferido pela sigla, ainda não há definição. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), tem dito que Pazuello deve permanecer no cargo. Barros já foi ministro da Saúde durante o governo de Michel Temer (MDB). Segundo relatos do Congresso em Foco, a indicação de Luizinho não agradaria o paranaense. O líder do governo também é um dos apontados para assumir a Saúde.

Já o deputado carioca foi escolhido nesta semana para presidir a Comissão de Seguridade Social da Câmara. No ano passado, ele era o relator da comissão de acompanhamento da Covid-19.

Luizinho foi secretário de Saúde do Rio de Janeiro de 2016 a 2018, durante a gestão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB). O então secretário foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), no âmbito da Lava Jato, por constrangimento ilegal.

Na denúncia, apresentada em 2018, os procuradores sustentam que ele influenciou o governo a pagar uma multa de R$ 791.612.,59 para a empresa Brasport, que é do ramo de vigilância sanitária. De acordo com a denúncia, Odir Mendes Filho, dono da empresa, ameaçou funcionários ligados ao governo com uma arma para receber os pagamentos atrasados.

Outro cotado para substituir Pazuello

Outros deputados do partido querem a saída de Pazuello, mas veem como negativa a pressão para que Luizinho seja escolhido. A opinião dessa ala é que o próximo ministro da Saúde tem que ser um médico de renome nacional.

Um dos citados é Raul Cutait, cirurgião gástrico que atua no hospital Sírio Libanês, além de professor da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Academia Brasileira de Medicina.

Encontro de ministros

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), se reuniu na noite de sábado (13), em Brasília, com os ministros Eduardo Pazuello, Walter Braga Netto, da Casa Civil; Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo e Fernando Azevedo, da Defesa. O encontro, realizado no Hotel de Trânsito do Exército, onde Pazuello mora, não constava da agenda de nenhuma das autoridades e durou pouco mais de uma hora.

De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação, trata-se de um compromisso privado de Bolsonaro, e o assunto não foi divulgado. Aos finais de semana, é comum o presidente deixar o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, para encontros informais.

Com informações do Congresso em Foco e G1




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: